Resultado de imagem para Padre Gino Burresi

Arquivo do blogue

sábado, 8 de setembro de 2012

Vida Interior cf. a vontade da Virgem Ss.ma, segundo São Luís Maria de Montfort – baseado em Pe. Júlio Maria

 

A vida nova em Cristo faz-nos morrermos para o mundo e nascermos na e pela graça.
É no Santo Batismo que recebemos o Espírito Santo de Deus para nos mover à caridade de Cristo e nela perseverarmos. Sendo, pois, o melhor meio de não nos opormos a essa graça, colocarmo-nos diante dAquela que melhor agradou a Nosso Senhor: a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, que mereceu ex congruo o que Cristo mereceu ex condigno – por obediência ao Pai e por amor a nós – no Santo Sacrifício da Cruz.
O santo devoto Luís Maria Grignion de Montfort nos apresenta como a alma se deve colocar diante de Maria SS. para melhor agradar Seu Divino Filho: consagrarmo-nos a Jesus Cristo, pelas mãos puríssimas de Maria.
Bendiz Isabel à Maria e Ela logo glorifica o Senhor, cf. nos diz o santo evangelista Lucas; assim podemos fazer: Gritamos "Maria!", e Ela, pois, "Jesus!".
Explica-nos, então, o Pe. Júlio Maria:
Por Maria, com Maria, em Maria e para Maria – é o círculo que se fecha, é a ordem que se completa. ”
Como batizados nos oferecemos na Santa Liturgia junto ao sacerdote que faz as vezes do Cristo ao Pai: Por Cristo, com Cristo e em Cristo; pomo-nos, então, em união à Toda Bela Maria:
“Atentemos para essas três palavras: por, com, em Maria. Não constituem três graus sucessivos na união com a Santíssima Virgem. ”

São Luís adotou a seguinte gradação:
Primeiro grau: Simples Consagração.
Segundo grau: Tomar a Maria por modelo.
Terceiro grau: Vida de intimidade com Maria.
Quarto grau: O hábito de viver perto de Maria.

“Consagremo-nos a Santíssima Virgem. É o primeiro grau.”
Aqui devemos estar arrependidos dos pecados mortais, reconciliados com Deus através do sacramento e tendo recebido a Santa Comunhão para a consagração.
“Tomemos Maria por modelo a imitar nas ocupações de cada dia. Será o segundo grau.”
Vão engendrar mais fortemente na alma, os dons do Temor, da Piedade e da Ciência, fazendo com que ela seja humilde, bondosa e paciente – disposta a se sacrificar por amor de Deus, na ascese.
Aqui faremos nossas ações por Maria – os principiantes.

“Aprendamos a renunciar nós mesmos, a combater nosso egoísmo; a praticar sólidas virtudes: como a humildade, a obediência, a castidade, a mortificação, a conformidade com a vontade de Deus, etc. Tudo isto constitui o terceiro grau.”
Fortaleza, Conselho e Entendimento tornarão a alma aberta à docilidade do Espírito Santo, sendo solícita e misericordiosa para com o próximo e esperançosa diante de Deus, será diligente, caridosa e temperante – Deus lhe comunica maior Fé, pela mística.
Nesta fase a alma agirá com Maria – os adiantados.

“A virtude outra coisa não é que o hábito de sempre fazer tudo bem; hábito que se adquire da repetição dos mesmos atos. Esforcemo-nos, pois para viver habitualmente unidos a Maria, consultando em tudo sua vontade e seus desejos, habitualmente nela como num santuário. É o quarto e último grau.”
Aqui a alma terá mais atuante a Sabedoria, formada por Maria, será casta, unida a Deus, tendo Cristo vivendo em si.
Agir em Maria – os perfeitos.
“Estas palavras corresponderiam, assim, aos três graus clássicos da vida interior: a via purgativa, a via iluminativa e a via unitiva. Esse modo de ver não deixa de ser belo. Mas não é exato.
Trata-se aqui de uma prática proposta às almas para fazê-las crescer em graça. [...]
Essa fórmula: por, com, em Maria aplica-se às almas justificadas desejosas de crescer em graça.”
Disposta a receber o Cristo, a alma quererá parecer mais e mais com Maria, para que nela o Espírito Santo desça e a cubra com Sua sombra.
Referências:
“O Segredo da Verdadeira Devoção para com a Santíssima Virgem – Segundo São Luís Maria Grignion de Montfort” (Pe. Júlio Maria de Lombaerde);
“Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” (São Luís Maria de Montfort).

http://apologetica.ning.com/profiles/blogs/vida-interior-vontade-da-virgem-montfort?xg_source=activity

Sem comentários:

Enviar um comentário